#aquitematendimento
O nosso serviço de Nutrição vêm atuando de forma a dar suporte no tratamento e controle do Diabetes , Hipertensão e Obesidade.
“Mitos e Verdades”:
O consumo de frutas está liberado para quem tem diabetes - Mito!
Existe um limite de consumo, especialmente para quem tem diabetes. O açúcar está presente em vários alimentos da nossa dieta, inclusive em frutas, na forma de frutose. Apesar do baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, especialmente na casca e no bagaço, o consumo do açúcar presente em frutas não tem o mesmo efeito que o açúcar de mesa. Não podemos dizer, no entanto, que é possível consumir frutas à vontade. O melhor é evitar consumir isoladamente, e dar preferência por consumi-las como sobremesa após as refeições ou acompanhadas com leite, aveia, linhaça e granola diet.
Dá para evitar a administração de insulina se você não ingere carboidratos - Mito!
Não necessariamente. No Diabetes Tipo 1 é necessária a aplicação de insulina, diariamente, já que o pâncreas não produz mais esse hormônio. Portanto, mesmo que não coma carboidratos a pessoa com diabetes precisará aplicar insulina. No tratamento do diabetes Tipo 2 podem ser usados tanto a insulina quanto hipoglicemiantes orais.
A utilização destes medicamentos depende de prescrição médica e do nível de glicemia do indivíduo, determinados em parte pelo consumo de carboidratos. Se a glicemia estiver controlada, o uso de medicamentos pode, até, ser suspenso, mas apenas com orientação médica.
Sou diabético, preciso substituir o açúcar por adoçante -Verdade!
A primeira preferência é evitar adicionar açúcar ou adoçantes aos alimentos e preparações, caso seja possível. Na impossibilidade, os adoçantes substituem o uso de açúcar para pessoas que precisam controlar a ingestão deste ingrediente, mas é preciso saber usar os adoçantes: não exagerar nas quantidades e saber quais podem ter uso culinário (e, portanto, serem submetidos a temperaturas elevadas com o cozimento). O excesso de adoçante pode levar à baixa adesão na substituição do açúcar, em virtude do sabor residual do adoçante (o chamado “gosto amargo” que fica na boca). Uma orientação é colocar aos poucos e experimentar até achar a quantidade ideal para você, pois varia de uma pessoa para outra.
Além disso, pessoas com diabetes que também apresentem hipertensão arterial precisam escolher adoçantes que não contenham sódio na composição. Para isso, a leitura do rótulo é importante.
Alguns alimentos ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue - Verdade!
Alimentos com índice glicêmico baixo reduzem a absorção da glicose no sangue e, portanto, não provocam picos glicêmicos. Quando esse índice é elevado, a absorção de glicose é rápida, o que provoca pico de glicemia num curto período de tempo. Alimentos ricos em fibras, como algumas frutas, verduras e cereais, têm baixo índice glicêmico e podem auxiliar no controle dos níveis de glicose no sangue.
Fonte: Relatório de estágio de residentes de Nutrição da UERJ
Fonte: Relatório de estágio de residentes de Nutrição da UERJ
0 comentários:
Postar um comentário