PREFEITURA
DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA
MUNICIPAL DE SAÚDE
SUBSECRETARIA
DE PROMOÇÃO, ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE
(SUBPAV)
SUPERINTENDÊNCIA
DE INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS PROGRAMÁTICAS
COORDENADORIA
DE SAÚDE DA AP 3.2
POLICLÍNICA e CMS RODOLPHO ROCCO
REGIMENTO
INTERNO
Outubro 2013
INTRODUÇÃO
O
presente documento, a seguir designado por Regimento Interno, objetiva-se a
descrever a estrutura física e funcional, das unidades de saúde Policlínica e CMS
Rodolpho Rocco. Assim como, a articulação da unidade com a rede de saúde do
município do Rio de Janeiro.
Constitui um compromisso entre todos os
elementos da equipe e define a forma de articulação entre os diversos
profissionais, as competências atribuídas a cada grupo profissional,
incorporando as orientações estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde do
Rio de Janeiro.
A POLICLÍNICA RODOLPHO ROCCO (antigo PAM DEL CASTILHO), funcionava na
Rua Apacê, desde a Década de 60, até 1982, sendo então removido para o endereço
atual, Estrada Adhemar Bebiano, 339 (antiga Estrada Velha da Pavuna), no Bairro
de Del Castilho.
Pertencia ao antigo
Ministério da Previdência e Assistência Social, passando ao Ministério da Saúde
e sendo Municipalizada em março de 1999. Inicialmente PAM Del Castilho e a
partir de 23/06/99, PAM RODOLPHO ROCCO pelo decreto 17664 em homenagem ao
Ilustre Médico Psiquiatra Dr. Rodolpho Rocco.
Em 2007, com implantação da
nova estrutura passou a denominar-se POLICLÍNICA RODOLPHO ROCCO.
Definida no TEIA (Território
Integral de Atenção a Saúde) como referência secundaria, oferece atendimento em
diversas especialidades e Centro de Especialidade Odontológica (CEO),
atendimento em serviços complementares de diagnóstico de baixa complexidade,
emergência clínica de baixa e media complexidade com leitos de curta
permanência, emergência psiquiátrica para surtos e agudizações, com triagem,
avaliação e internações de curta permanência.
Completando nosso perfil de
atendimento, dispomos de serviço de atenção básica que oferece serviços aos
usuários de territórios ainda sem cobertura de estratégia de saúde da família.
Em apoio às ações programáticas,
acadêmicas, culturais e de educação continuada em saúde, a unidade conta com
centro de estudos- com capacidade para 80 pessoas e pequena biblioteca- e sala
de reuniões/grupos com capacidade para 40 pessoas. Possui
como recursos audiovisuais, TV, DATASHOW, RETROPROJETOR e DVD.
Como compromisso precípuo
estabelece ações de capacitação para servidores, profissionais das clínicas de
família, residentes em saúde coletiva e mental, além de psiquiatria; bolsistas
e estagiários com atuação de nossos supervisores e preceptores, contribuindo na
formação e capacitação de diversos profissionais da área de saúde.
A unidade integra o programa
de voluntariado, de prestadores de serviços comunitário da SMS e o projeto da
Secretaria de Qualidade de Vida “Lar do Idoso” com apoio em diversas ações da
unidade, atividades manuais, de dança e lazer e acolhimento dos apenados com
ações sócio-educativas.
Em 2012 foi inaugurada anexa
a Policlínica um equipamento de Estratégia de Saúde da Família que recebeu o
nome de CMS Rodolpho Rocco. As unidades partilham serviços como a farmácia, RX,
sala de vacina, além da emergência para casos mais agudos.
CAPÍTULO I
1 - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE
POLICLÍNICA
RODOLPHO ROCCO - CAP 3.2
Estrada Adhemar Bebiano, 339 - Del Castilho
Telefone: (21)38820577
FAX: (21)38846418
CNPJ: 03.307.934/0001-97
CNES: 2270471
Área Total: 30.000m2
Área Construída: 10.000m2
Acessibilidade: A Unidade está localizada numa via
principal contemplada por várias linhas de ônibus, garantindo assim melhora na
promoção e manutenção da saúde.
Capacidade Instalada: 80 salas de atendimento ambulatorial, com
profissionais de nível superior, 20 salas independentes compõem a estrutura
para atendimento de emergência nos diversos segmentos.
Presta atendimento em
diversas especialidades médicas como: clínica médica, pediatria, neurologia,
psiquiatria, endocrinologia, gastroenterologia, ortopedia, angiologia,
infectologia, otorrinolaringologia, oftalmologia.
ESTRUTURA DE PRESTAÇÃO DE ASSISTÊNCIA EM SAÚDE
.Atendendo também nas linhas
de cuidado a saber: de Hipertensão
Arterial e Diabetes, Tuberculose, Doenças Sexualmente Transmissíveis,
Planejamento Familiar, Imunização, Prevenção do CA de Colo Uterino e de Mama,
Pé Diabético, Adolescente, Saúde Bucal, Centro de Especialidade Odontológica
(CEO) e Outras atividades como Pólo de Asma Infantil, SISVAN, Transtornos de
desenvolvimento Escolar, Assistência Pré-Natal, Acolhimento Mãe-Bebê e saúde
mental envolvem o grupo.
1.1 -
Profissionais Atuantes: A unidade possui cerca de 600 profissionais atuando em
diferentes categorias. A estrutura de prestação de assistência em saúde é
constituída por médicos, dentistas, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos,
terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais,
agentes administrativos. Outros profissionais envolvidos na assistência,
referidos no CNES
2 - ÁREA GEOGRÁFICA DE ATUAÇÃO
Situada na área geográfica
da AP 3.2, nos limites de vários bairros da zona norte e adjacências do
Complexo do Alemão na cap 3.1.
Definida no TEIA como
referência secundária para as especialidades médicas, atende através do SISREG
todas as unidade da SMSDC.
Especificamente na atenção
psiquiátrica emergencial a cobertura desta especialidade contempla as áreas
3.1, 3.2 e 3.3.
CAPÍTULO II
MISSÃO, VISÃO E VALORES
1 – MISSÃO
Prestar atendimento
resolutivo em saúde como referência secundária para todas as unidades de saúde.
Prestar atendimento em atenção básica para clientela adstrita definido no
TEIAS. Ser unidade formadora de profissionais, através de residências, estágios
e treinamento para profissionais da ESF.
2 – VISÃO
Tornar-se uma policlínica de fato, sendo referência em
assistência secundaria e unidade assistencial de ensino.
Desenvolvimento de um
relacionamento, o mais estreito possível, entre o usuário, o médico assistente
e a gestão, para que os indicadores de saúde possam ser otimizados.
3 – VALORES
Ética, Integralidade, Competência,
Espirito público- compromisso com o SUS. Incentivo as atividades científicas,
incremento à reflexão sobre saúde.
Comprometimento – sentir-se responsável, envolver-se com os objetivos e necessidades da prestação de serviço em saúde.
Comprometimento – sentir-se responsável, envolver-se com os objetivos e necessidades da prestação de serviço em saúde.
Construir um ambiente de
trabalho marcado por respeito, transparência e condições adequadas de trabalho.
CAPÍTULO III
ESTRUTURA ORGÂNICA E SEU FUNCIONAMENTO
1 - ESTRUTURA INTERNA GERAL:
-Estrutura de gestão
-Estrutura de prestação de assistência em saúde
ESTRUTURA DE GESTÃO
A Estrutura de Gestão da Policlínica inclui:
Organograma
-Direção Geral
-Divisão de Atenção Integral a Saúde
-Divisão de Gestão Administrativa
-Assistente de Direção
-Coordenação de Linhas de Cuidado
-Setor de Odontologia
-Setor de Farmácia
-Setor de Fisioterapia
-Serviço de Clínica Médica
-Seção de Enfermagem
-Seção de Informação, Controle e Avaliação.
-Seção de Recursos Humanos
-Seção de Arquivo e Documentação Médica
- Seção de Imagem
- Seção de Laboratório
ATRIBUIÇÕES:
DIREÇÃO
GERAL: Coordenar as
atividades da equipe multiprofissional garantindo o cumprimento das metas
pactuadas, do regulamento interno e das diretrizes estabelecidas em conjunto
com os órgãos gestores da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenadoria de Área
Programática e Conselho Distrital de Saúde
Promover a integração entre
todos os níveis de complexidade da Policlínica (atenção básica e atenção
especializada em emergência) e seus serviços complementares, conforme elenco de
atribuições preconizados em cada cargo do organograma.
Incentivar, fortalecer e
integrar as Unidades de Saúde da Coordenadoria de Saúde da AP 3.2.
Monitorar o Sistema de
Informações avaliando e intervindo, instrumentalizando os níveis hierárquicos
superiores na revisão e formulação das ações programáticas.
DIVISÃO
DE ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE: Executar e supervisionar as diretrizes necessárias ao
desenvolvimento dos planos de ação para a Unidade, nos seus diversos níveis
técnicos:
Serviços de Apoio
Diagnóstico e Terapêutico;
Clínica Médica,
Ginecologia e Obstetrícia;
Pediatria;
Enfermagem;
Emergência Clínica e
Psiquiátrica;
Clínicas Especializadas;
Nutrição;
Serviço Social;
Odontologia;
Serviços de Reabilitação
Física;
Métodos Gráficos (EEG; ECG)
Setor de Imagem (Raio X e
USG);
Raio X Odontológico;
Laboratório de Prótese;
Patologia Clínica;
Farmácia;
Comissões (Ética Médica,
Óbito, Prontuário, CCIH)
DIVISÃO
DE GESTÃO ADMINISTRATIVA: Supervisionar a execução das atribuições concernentes a Recursos
Humanos, Informação Controle e Avaliação e Infra Estrutura e Logística. Fazer
cumprir todos os contratos terceirizados da SMSDC (vigilância patrimonial,
manutenção predial, limpeza, alimentação, auxiliar operacional, controle de
qualidade laboratorial, manutenção de aparelhagem de suporte a área médica,
controle de material e estoque de farmácia e prestação de contas do fundo
rotativo da Policlínica). Organizar operacionalmente o setor de zeladoria e
transporte. Estruturar e encaminhar as ações que redundem em queixas na
OUVIDORIA.
ASSISTENTE
DE DIREÇÃO: Assessorar
as Direções nas ações pertinentes às atribuições supra citadas.
Coordenação de Linhas de Cuidado: com
as seguintes atribuições: supervisionar, avaliar, contabilizar e encaminhar as
estatísticas garantindo estrutura quanto
a insumos, impressos, sensibilizar profissionais em treinamentos específicos
estipulados pelo Nível Central visando à melhoria na qualidade assistencial.
Organizar em conjunto com a enfermagem o atendimento nas linhas de cuidado e
campanhas de detecção, prevenção de agravos e promoção de cuidados.
Setor de Odontologia: Subordinado ao SATD, com as seguintes
responsabilidades: Prestar assistência odontológica com atenção primária e
secundária no CEO de acordo com as diretrizes da Secretaria. Controle do RH, Controle
de insumos e impressos; Avaliação das marcações x demanda reprimida,
disponibilizar vagas para as especialidades odontológicas no SISREG. Produzir
indicadores da assistência prestada. Supervisionar alunos em estágio.
Setor de Farmácia: Subordinado ao SATD, com as seguintes responsabilidades:
Prestar assistência farmacêutica a usuários e profissionais da unidade.
Controle de RH, controle do estoque de medicamentos – SIGMA e colocação em
prática do Curso de Gestão em Farmácia (assistência farmacêutica). Atender em
conjunto a clínica da família. Funcionar como almoxarifado farmácia da cap3.2.
Supervisionar alunos em estágio.
Setor de Fisioterapia: Subordinado ao SATD, com as seguintes
responsabilidades: Prestar assistência fisioterápica ao pacientes, trabalhar em
conjunto o NASF garantindo referência adequada ao paciente. Controle de RH,
controle de insumos, notificação ao chefe imediato de qualquer anormalidade
pertinente aos equipamentos e planejamento de projeto para inclusão de
pacientes na reabilitação. Supervisionar alunos em estágio.
Serviço de Clínica Médica: Subordinado a DAIS, com as seguintes
responsabilidades: Controle de RH (escalas, faltas e remanejamentos internos); executar
os programas de saúde pertinentes ao serviço com avaliação e gerência dos
seguintes programas: programa de hipertensão e programa de diabetes, pólo de
insulina; prestar assistência clínica formulando diagnóstico e plano
terapêutico; participar de estudos e pesquisas para estabelecimento de
protocolos terapêuticos e em reuniões de todos os níveis. Levantamento de vagas
iniciais para serem disponibilizadas aos usuários elegíveis para os diversos
programas da clínica médica.
Seção de Enfermagem: Subordinado a DAIS, com as seguintes
responsabilidades: Controle do RH (escalas-ambulatório, emergência, imunização
e programas; falta e remanejamentos internos), supervisão e execução das
atividades técnicas e auxiliares das ações de enfermagem, controlar a
utilização de materiais de consumo de acordo com as normas estabelecidas e
necessidades da área, orientar e supervisionar técnicas de utilização de
materiais de consumo de acordo com as normas estabelecidas e necessidades da
área, orientar e supervisionar técnicas de utilização e manuseio de
equipamentos e materiais, fornecer aos órgãos competentes os dados necessários
à elaboração da estatística global e apropriação de custos. Supervisionar
alunos em estágio.
Seção de Informação,
Controle e Avaliação: Subordinado
a DGA, com as seguintes responsabilidades: análise dos indicadores gerenciais,
digitação de todo o sistema de produção da Unidade através do Gerenciador de
Informações Locais-GIL, acompanhamento do desenvolvimento de ações de saúde e
avaliação do faturamento da Policlínica subsidiado pelo GIL.
Seção de Recursos Humanos: Subordinado a DGA, com as seguintes
responsabilidades: Executar as atividades relativas ao RH, registro sistemático
das informações funcionais e de benefícios dos servidores, estudo e emissão de
parecer, quando solicitado sobre atos administrativos e assuntos de pessoal
pertinentes aos servidores de saúde, registro de movimentação interna de
pessoal, administração dos subsistemas de controle e manutenção de RH, controle
de pessoal lotado no Órgão e a fiscalização dos prestadores de serviço em
atividade no mesmo, divulgação dos direitos e deveres do pessoal lotado no
Órgão, orientação quanto ao cumprimento de normas e procedimentos, atualização
do cadastro de funcionários na Ficha de Cadastro do Estabelecimento de Saúde
(FCES).
Seção de Nutrição: Apoio aos programas de diabetes, hipertensão,
pré-natal e bolsa família. Suporte de refeições aos funcionários que trabalham
em período integral e pacientes internados; controle de qualidade da
alimentação recebida por empresa fornecedora terceirizada. Supervisionar alunos
em estágio.
Serviço Social: Múltiplas ações caracterizam o setor:
busca ativa aos portadores Tuberculose (BK), aos suspeitos de lesão precursora
ou com CA de Colo de Útero, HIV positivo, vítimas de acidente de trabalho,
vítimas de violência doméstica – crianças e mulheres, grupo de recepção da
saúde mental, bolsa família, programa do adolescente, avaliação e orientação
aos usuários mantidos na emergência, que não tenham identificação pessoal e endereço
de domicilio, agilização na necessidade de consulta que demandem brevidade.
Seção de Arquivo e
Documentação Médica: Subordinado
a Direção, com as seguintes responsabilidades: zelar pela guarda de boletins de
atendimento, prontuários e fichas de pronto atendimento, conforme legislação
específica. Organizar a retirada de prontuários para suporte as consultas dos
profissionais. Organizar o atendimento nas alas. Fazer abertura de novos
prontuários. Fazer agendamento de retornos e confirmação de consultas no
sisreg. Responder sobre veracidades de atendimentos, cópias de prontuários e
boletins de atendimento quando solicitados. Fazer recepção e acolhimento dos
usuários que chagam a unidade.
Seção de Imagem: Tem
atribuição de oferecer serviços em imagem e laudos para pacientes e
profissionais. Proceder às marcações e controles de ultrassonografia. Zelar por
equipamentos, insumos e rotinas do setor. Controle de RH, controle da proteção
radiológica de todos os funcionários. Acionar assistência técnica para consertos
e preventivas dos equipamentos. Supervisionar alunos em estágio.
Seção de Laboratório:
Realizar exames laboratoriais dentro das possibilidades oferecidas na unidade.
Zelar por equipamentos, insumos e rotinas do setor. Controle de qualidade dos
exames processados no serviço e/ou enviados para laboratório de apoio. Acionar
assistência técnica para consertos e preventivas dos equipamentos. Controle de
RH, supervisionar alunos em estágio.
2 - COORDENAÇÃO INTERNA E
COOPERAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Os profissionais envolvidos
no atendimento estão distribuídos em alas específicas com recepções nas
clínicas especializadas e pequenas secretarias de clínicas básicas.
No que concerne ao setor de
Emergência, os pacientes são triados para atendimento em consultórios odontológicos,
ortopédicos, clínicos e pediátricos. Dependendo da complexidade do caso, podem
ser medicados e liberados ou encaminhados para exames complementares, sala de
observação, sala de parto, curativo ou sutura, sala de gesso, sala de
hipodermia, sala de cuidados especiais, sala de reanimação, sala de isolamento
respiratório, sala de nebulização ou enfermaria adulto e criança.
Quanto à Emergência
Psiquiátrica o atendimento é feito segundo demanda espontânea e remoções
oriundas do SAMU e Corpo de Bombeiros. Após avaliação pelo plantonista, podem
ser medicados e liberados para acompanhamento ambulatorial ou Centro de Atenção
Psicossocial (CAPS), medicados e internados em curta permanência (capacidade de
seis leitos), ou encaminhados para internação no Instituto Nise da Silveira ou
Hospital Ronaldo Gazolla.
COMUNICAÇÃO
INTERNA:
Pautada por suporte de
informática, telefonia, memorandos e circulares, quadros de aviso, reuniões de
equipe e chefias, comunicação interpessoal.
Também facilitada pela
distribuição das especialidades em alas específicas, pela programação visual e
por impresso próprio, para encaminhamento multidisciplinar e/ou o aparato de
exames complementares de diagnóstico (Imagem-Laboratório-Métodos Gráficos).
COMUNICAÇÃO
EXTERNA:
Presença da Direção e de seu
Quadro Técnico Administrativo em reuniões na SMS, CAP, do Conselho Distrital de
Saúde, Foruns de fluxos, grupos de trabalho e capacitações, documentação
impressa e e-mails.
CAPÍTULO IV
COMPROMISSO ASSISTENCIAL
1 – HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE E COBERTURA
ASSISTENCIAL
A Unidade encontra-se aberta
em seu ambulatório de 07:00hs às 17:00hs de segunda a sexta-feira, e durante 24 horas de segunda a domingo em seu Setor de
Emergência, incluindo a Emergência Psiquiátrica.
2 – DEFINIÇÃO DA OFERTA DE SERVIÇOS
Definição da organização e
caracterização dos serviços prestados pelos diversos grupos profissionais na
Unidade.
2.1 – CARTEIRA BÁSICA DE SERVIÇOS
Oferta de Serviços: Conjunto
de Cuidados Gerais de Saúde nas diferentes fases da vida no seu contexto
familiar e social. Integra cuidados de promoção de saúde e preventivos,
acolhimento personalizado. É realizado no espaço físico da Unidade por qualquer
Profissional, atendendo às necessidades identificadas.
l CARTEIRA
BÁSICA DE SERVIÇOS: Vacinação, consulta aberta (SPA), consulta agendada, acompanhamento
social, grupos e acolhimento.
Atividades
de grupos em diversas linhas como da mulher, da criança, do idoso. Realizadas
em diversos momentos da semana, em geral no centro de estudos. Atende a todo o
público da unidade.
As
consultas nas especialidades são agendadas via sisreg direto nas unidades
solicitantes. Consultas nas clínicas básicas são agendadas para as áreas de
cobertura da unidade, por demanda espontânea no caso da pediatria, por agendamento
das unidades via cap 3.2. Em casos avaliados pelo acolhimento ou por demanda
referenciada em serviços já pactuados com outras unidades.
l CARTEIRA
ADICIONAL DE SERVIÇOS Cantoterapia, dança de salão, artesanato, academia
carioca de saúde e grupo de caminhada.
São
atividades adicionais geradores de ganhos em Saúde, desenvolvidos no âmbito da
Unidade, e destinam-se principalmente aos idosos, hipertensos e diabéticos.
Os
serviços são abertos à demanda e também são referenciados por profissionais da
unidade.
3 - ABERTURA DE PRONTUÁRIO E MARCAÇÃO DE CONSULTA
3.1. - Abertura do Prontuário Médico
Para abertura do prontuário
médico são necessários os seguintes documentos:
-Documento de Identidade
-Documento comprobatório de
local de residência
l LOCAL:
Documentação médica
l De 2
a 6 feira, de 8:00 as 12:00h
l Pedido
de abertura de prontuário
3.2 – Marcação de Consulta
1. Saúde Bucal:
l Atenção
Básica- para todos os pacientes da área de cobertura da Policlínica.
l CEO-
via SISREG para todas as unidades, inclusive para a demanda interna.
2. Atenção Básica:
l Clinica
médica e ginecologia: iniciais no acolhimento para a área de cobertura
l Horário:8
as 15h, retorno na própia secretaria
l Pediatria:iniciais
na secretaria e retorno com o próprio médico.
3.Especialidades:
Todas as especialidades são
agendadas via sistema de regulação – SISREG.
4.Saúde Mental:
l Grupo
de recepção: dirigir-se com encaminhamento, identidade e comprovante de
residência.
l Local:
ala 5 (sala 6 e 7) as 5ª feiras as 8:00h.
5.FONOAUDIOLOGIA:
l Triagem
l Horário
e local:última 2ªmanhã e 6ª feira tarde do mês no setor de fono.
6.NUTRIÇÃO:
l Local
e horário: com encaminhamento na ala 8, de 8 as 16 horas.
7.FISIOTERAPIA:
l Avaliação
da equipe, de segunda a sexta, de 8 as 15 horas. Via sisreg.
8.EXAMES COMPLEMENTARES:
l Laboratório:
demanda livre diariamente de 7 as 9 horas.
l Radiologia:
demanda livre, exceto exames com preparo que são agendados.
l Ultrassonografia:
:agendamento diário no setor de radiologia.
l Eletrocardiograma:
agendamento diário no setor.
3.2.2
- Objetivos Específicos da agenda
-Cumprimento em curto prazo de 80% da agenda
médica.
-Seguir protocolos de encaminhamento nas
especialidades, conforme recomendado pela secretaria. Orientar aos
profissionais o fluxo correto de uso das guias de referências.
-Fortalecer sistemas de informações
(avaliação e monitorização) de procedimentos oferecidos e não informados.
3.2.3-CADASTRO NO GIL E CARTÃO SUS:
l
LOCAL:SICA/Documentação Médica
l
HORÁRIO:DE 2 A 6 FEIRA , DE 8:00 AS 12:00h.
4 - PROCEDIMENTOS
-Referência
para Internação: Sistema de
Regulação de Vagas- SISREG III e VAGA ZERO.
Vagas pactuadas para transferência dos pacientes psiquiátricos.
-Planejar
com pelo menos sessenta dias de antecedência a ausência do profissional em
razão de Eventos Científicos e Educação Médica continuada.
-Renovação
de receituário de doentes crônicos realizado pelo Médico Assistente ou na sua
ausência por Médico Autorizado pela Direção, mediante cópia da prescrição e/ou
análise do prontuário médico.
-Exames
solicitados por médicos externos: colocação da solicitação no sisreg.
-Emissão
de laudos médicos para o INSS, Vale Transporte, Curatela e Acidente do
Trabalho, via protocolo de solicitação na zeladoria, na consulta médica ou no
serviço social para os casos de benefícios.
-Encaminhamento
de cópias de prontuários ou boletins de atendimento, para o cumprimento de
mandados de órgãos judiciais.
-Emissão de atestados
liberatórios para atividades físicas e para fins escolares.
-Respostas
às solicitações dos ofícios para validação dos atestados médicos emitidos por
profissionais da Unidade (veracidade do atestado).
CAPÍTULO V
FORMAÇÃO E COMPROMISSO COM A QUALIDADE
1 - FORMAÇÃO
1.1 - Desenvolvimento Profissional Contínuo
-Estímulo da Secretaria
Municipal de Saúde, das Sociedades Científicas e da Direção com reuniões
interdisciplinares periódicas como incentivo as atividades científicas.
2-COMPROMISSO COM A QUALIDADE
-Avaliação de indicadores específicos.
-Auditorias internas de qualidade.
-Aferição do grau de satisfação do usuário.
-Ouvidorias.
-Relacionamentos com outras estruturas da Rede de Saúde
do Estado do Rio de Janeiro, indispensável nas referências, contra-referências
e internações médicas.
CAPÍTULO
VI
DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS
-Monitorização e avaliações
constantes com orientação da equipe quanto ao objetivo assistencial a alcançar.
-Integração entre as
atividades da Policlínica e as das clínicas de família e unidades básicas da
área.
-Rigor na captação e nas
inscrições dos principais programas: Hipertensão, Diabetes, Planejamento
Familiar e Saúde Infantil (Coordenação de Programas). Monitoramento da
observância aos protocolos de agravos prioritários. Incentivos à adoção de
práticas cotidianas complementares ao tratamento.
-Garantir agilidade na
marcação de exames complementares de maior complexidade, solicitados pelos
Médicos Assistentes e indispensáveis ao diagnóstico e conseqüente plano
terapêutico, através de monitoramento constante do sisreg.
-Cumprir todas as
orientações, recomendações, solicitações e protocolos emanados da SMSDC.
CMS
RODOLPHO ROCCO
1. Identificação
A
Unidade Centro Municipal de Saúde Rodolpho Rocco localiza-se na Rua Lago
Verde, – Del Castilho.
Atualmente,
abriga 06 equipes de saúde da família – AMARO HAMATI; SANTA LUZIA; PERIANTÃ;
TIMBÓ; LAGO VERDE e ITAOCA. Cada equipe é composta por médico de família,
enfermeiro, técnico de enfermagem; agente comunitário de saúde, agente de
vigilância e administrativo. Comporta duas equipe de saúde bucal(
cirurgião-dentista; técnico em saúde bucal e auxiliar de consultório
dentário)que dividem-se para dar suporte a três equipes de saúde da família
cada uma.
Apoiada
pelo Núcleo de apoio a Saúde da Família (NASF), contendo uma equipe
multiprofissional de psiquiatra, terapeuta ocupacional, psicólogo,
fisioterapeuta, nutricionista.
A
unidade realiza os seguintes serviços: Imunização, Curativos, Farmácia, Visita
Domiciliar, Coleta de Exames em Patologia Clínica, Teste do Pezinho, Triagem
pré-natal, Coleta de escarro (BAAR), Eletrocardiograma adulto e criança,
acompanhamento do Bolsa família, Academia Carioca, Coleta de Preventivo,
Planejamento Familiar, Pré-Natal, Puericultura, Acolhimento Mãe Bebê, Grupo de
Gestantes, Atividades de Educação em Saúde na unidade e no território, grupo de
dança para a terceira idade; grupo anti-tabaco; atendendo também as linhas de
cuidado de Hipertensão Arterial, Diabetes, Tuberculose, Idoso, criança,
hanseníase.
Seu funcionamento
acontece de segunda a sexta – 07h as 20h e sábados de 08h as 12h.
Telefone : 3868 4243
/ ramal 2120.
Blog:
cmsrodolphorocco.blogspot.com
2- Missão, Visão,
Lema e Valores
Missão
Acolher o usuário de maneira
humanizada, valorizando a singularidade do sujeito e do território, identificar
e responder as suas demandas, visando oportunizar uma maior autonomia, com
co-responsabilização. Promover através da equipe multidisciplinar um
atendimento de qualidade e eficiência.
Visão
Aprimorar-se na
qualidade de ofertar saúde de maneira equânime.
Valores
Humanização,
responsabilidade compartilhada, integralidade, qualidade, escuta sensível e
ética.
Responsabilidade
compartilhada implica em vínculos solidários promovendo saúde de qualidade.
3-Território
Está
programado para atendimento a uma população de até 24 mil pessoas, abrangendo
os bairros de Del Castilho e parte de Inhaúma.
Contempla
12 unidades escolares no seu território e com esta mantém parceria para a
avaliação da saúde escolar, assim como a promoção de saúde nestes grupos.
Como
outros parceiros têm a Associação de Moradores do Everest, o Corbi e a fábrica
da Plus Vita.
Relaciona-se abaixo o
território compreendido pela unidade:
3262 - AMARO HAMATI (AMARELA)
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MICRO ÁREA (01)
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Lagoa Clara
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Lago Verde
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MICRO ÁREA (02)
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Lagoa Redonda
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MICRO ÁREA (03)
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Chapadinha
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Palmeira do Norte
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MICRO ÁREA (04)
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Lagoa Redonda
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MICRO ÁREA (05)
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Lago Verde
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Novo Oriente
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MICRO ÁREA (06)
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Lagoa Clara
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3261 - TIMBO (ROSA)
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MICRO ÁREA (01)
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Além Paraíba
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Além Paraíba (777)
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Sertanopolis
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MICRO ÁREA (02)
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Democraticos
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EudoroBerlink
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Justiniano de Serpa
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MICRO ÁREA (03)
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Amacena
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||||||
Cambucá
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|||||||
Guarajuba
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|||||||
MICRO ÁREA (04)
|
Fernades Valdez
|
||||||
Alvaro do Cabo
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|||||||
Madga
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|||||||
Miraluz
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|||||||
MICRO ÁREA (05)
|
Santa Mariana
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||||||
Miguel Burnier
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Aguaraiba
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|||||||
Estrada do Timbó
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|||||||
Manoel de Moraes
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|||||||
MICRO ÁREA (06)
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Marialva
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||||||
Mallet
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|||||||
Rolandia
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Av. Itaóca
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PAC Blc. 11 e 12
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3260 - LAGOA VERDE (VERDE)
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MICRO ÁREA (01)
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Itaóca (1833 a 2751)
|
||||||
MICRO ÁREA (02)
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Aporá (01 a 230)
|
||||||
Acari
|
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Aripibui
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Adhemar Bebiano (876 a 1600)
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MICRO ÁREA (03)
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Travessa Everest
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MICRO ÁREA (04)
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Travessa Everest (Rio Timbó)
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MICRO ÁREA (05)
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Itaóca (2015)
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MICRO ÁREA (06)
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Itaóca (1833 a 2751)
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3258 - PERIANTÃ (AZUL)
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MICRO ÁREA (01)
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Nova (Beira do Rio)
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Ivurarema
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Jaó
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Periantã
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MICRO ÁREA (02)
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Vila Jesuania
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Vila Acorizal
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MICRO ÁREA (03)
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Ibirapitanga
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Teguagalpa
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Tangafeme
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Rua 02 Final
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Beco rua 9
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MICRO ÁREA (04)
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Vila Glauco
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MICRO ÁREA (05)
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Vila Telémaco
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Vila Moipara
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Praça Aloandia
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Vila Sérvio Túlio
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Vila Ascanio
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MICRO ÁREA (06)
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Icamiabas
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Paná - Paná
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Castro Lopes (lado par 68 a 224)
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|||
Dona Emilia (lado par 12 a 64)
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|||
3259 - ITAÓCA (MARROM)
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Dona Emilia (lado ímpar 05 a 61)
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|||
CRISTINA (01)
|
Itaquera
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||
Amaro Hamati
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Av. Itaoca (2358 a 2910)
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Travessa Possolo
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Expedicionário Monçores
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|||
Av. Itaoca
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|||
MICRO ÁREA (02)
|
Upitanga
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Aitanga
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|||
Turimã
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Estrada Adhemar Bebiano (1185 Bl 01)
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MICRO ÁREA (03)
|
Castro Lopes (Lado Impar)
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Colatina
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Aguara
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Afonso Bebiano
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|||
Guimirim
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MICRO ÁREA (04)
|
Ateneu
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||
Irapó
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|||
Guapitanga
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|||
Cuité
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|||
Adhemar Bebiano (1521 a 1931)
|
|||
MICRO ÁREA (05)
|
Estrada Adhemar Bebiano (1185 Bl 02, 03, 04, 06, 07, 08 e as casas)
|
||
MICRO ÁREA (06)
|
Mark Sutton
|
||
Aporá (167 a 227)
|
|||
Acari (240 a 579)
|
|||
Estrada Adhemar Bebiano (2030 a 2138)
|
|||
Estrada Adhemar Bebiano (1185 Bl 05)
|
|||
3285 - SANTA LUZIA (VERMELHA)
|
|||
MICRO ÁREA (01)
|
Castro Lopes
|
||
Pastor Martin Luther King (2423, 2100, 2120)
|
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Padre Januário
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|||
Praça 24 de Outubro
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Paiva Brito
|
|||
MICRO ÁREA (02)
|
Dona Emília (63, a partir 65)
|
||
Teixeira de Macedo
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|||
MICRO ÁREA (03)
|
Engenho da Rainha 316 Rua E
|
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Engenho da Rainha 316 Rua F
|
|||
Emboraí
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|||
Castanhal
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|||
Guarapuava
|
|||
Laudelino Nogueira
|
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MICRO ÁREA (04)
|
Geolandia - Lado Par
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||
Engenho da Rainha 283 (Casarão)
|
|||
Dona Luiza
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|||
Doutor Nicanor
|
|||
Engenho da Rainha 316
|
|||
MICRO ÁREA (05)
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Doutor Othon Machado
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||
Estr. Adhemar Bebiano 2747 a 2853 / 2931 3003
|
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Detetive Le Coke
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Macedo Costa
|
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Roberto Marcondes
|
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MICRO ÁREA (06)
|
Alcides de Oliveira
|
||
Manoel de Souza
|
|||
Engenho da Rainha 316 Rua A a D
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|||
Levindo Lopes
|
|||
4- Estrutura Orgânica
e seu Funcionamento
1 -Estrutura Interna
Geral:
A Unidade de Saúde da Família está
organizada em :
-Estrutura de Gestão
- Numa estrutura de prestação de cuidados de
saúde.
a)Estrutura de Gestão:
- Gerente da Unidade
- Administrativos
b) Estrutura de Prestação de Cuidados da
Saúde:
06
Equipes de Saúde da Família
02
Equipe de Saúde Bucal
- Equipe do NASF (Psiquiatra, psicólogo, terapeuta
ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico).
Organização de
funcionamento:
A unidade está
organizada no seguinte formato:
Acolhimento:
De
responsabilidade de todos os profissionais que compõem a unidade. Objetiva-se a
escuta ativa da demanda relatada pela população, visando melhoria do
atendimento prestado ou cessão de uma queixa específica. Através dessa
tecnologia viabiliza-se a vinculação do usuário a esta unidade ou
direcionamento do mesmo a sua unidade de referência.
Possibilita
a diminuição do descontentamento da população e esclarece sobre o novo modelo
de saúde implantado.
Agendamentos:
A
unidade realiza atendimento por todos os profissionais já relacionados à
população pertencente ao território adscrito, através do cadastramento das
famílias em domicílio. Cabe ressaltar que todos os usuários, independente de
território, que chegarem a unidade em situação de urgência, serão acolhidos e
direcionados ao atendimento imediato.
Os
atendimento são organizados em marcações de horários, com intervalos mínimos de
20 minutos. Todos os profissionais de nível superior realizam atendimento e
estaintegralidade é um dos diferenciais da Estratégia em Saúde da Família.
Os
agendamento são efetuados pela procura espontânea do usuário, por identificação
da equipe ou após uma consulta médica, enfermeiro ou dentista. Nesta situação,
o usuário deve se reportar ao guichê de sua equipe e esperar o atendimento.
Em
casos de necessidade são realizadas consultas conjuntas, dependendo do caso. É solicitado
ao profissional do NASF da região (psicólogo, nutricionista, educador físico,
terapeuta ocupacional, psiquiatra e fisioterapeuta) uma interconsulta com os membros
das equipes. O NASF funciona como apoiador e facilitador na continuidade do
atendimento.
Demanda espontânea
Atendimento
realizado ao usuário que apresenta qualquer queixa de saúde ou bem estar. Após
informar sua condição ao ACS que encontra-se no guichê destinado a sua equipe,
o mesmo será direcionado para avaliação (classificação de risco) com o
enfermeiro (preferencialmente de sua equipe). Este procedimento resulta em
esclarecimentos, consulta pelo enfermeiro, agendamento em consulta médica para
outra data, atendimento médico no mesmo dia ou indicação de participação em um
ou mais grupos de saúde da unidade.
Grupos de saúde
Acontecem
com data, horário e tema previamente agendados. Os usuários convidados a
pertencer aos grupos são comunicados pela equipe. Os mesmos ocorrem na própria
unidade ou em qualquer outro local do território.
Atendimento domiciliar (VD)
Realizado por todos
os profissionais da unidade, prioritariamente para os acamados, restritos ao
domicílio. Compreende também a estratégia de busca ativa de faltosos em
consultas e usuários em situação precária de saúde. Todas as visitas são
acompanhadas pelo Agente comunitário responsável pela família.
Além disso, há
possibilidade de realização de alguns procedimentos em domicílio como: curativos,
coleta de material laboratorial, imunização, avaliação antropométrica, entre
outros.
Promoção de Saúde
Realizada por todos
os profissionais da unidade. Procurando sempre abordar temas que venham de
encontro às necessidades e carências dos usuários, ou que sejam preconizados
pela Secretaria ou pelo Ministério e que melhorem os indicadores de saúde.
Imunização
Atualmente é
realizada na sala de vacina da Policlínica Rodolpho Rocco. No entanto, o
controle vacinal é garantido pelo cartão espelho que é inspecionado pelo
Técnico de Enfermagem responsável equipe da família.
Curativos
Realizado, preferencialmente com
agendamento, em sala própria destinada somente a este procedimento, o usuário é
acolhido pelo agente comunitário de saúde (Posso ajudar) e encaminhado para
esta sala. Podendo ser atendido pelo
Técnico de Enfermagem, Enfermeiro ou médico que lhe assiste.
Sala de procedimentos
Local destinado a realização de
procedimentos técnicos como aplicação de medicações injetáveis, aferição de pressão,
glicemia, nebulização, etc. Os pacientes que realizam mapa de pressão e
glicemia serão acolhidos pelo ACS (posso ajudar) e direcionados para a sala de
procedimentos para que possam ser atendidos pelo técnico de enfermagem.
O acompanhamento
antropométrico das famílias contempladas pelo Bolsa família também são
efetuadas neste espaço, os usuários são direcionados pelo profissional que
encontra-se no Posso Ajudar.
Sala de coleta
Local destinado à coleta de material
para exame laboratorial (coleta de sangue, recebimento de escarro, urina,
fezes).
Esterilização
Realizado em sala própria com autoclave
hospitalar – material odontológico é lavado e embalado pelos auxiliares de
saúde bucal, e o material médico cirúrgico é lavado e embalado pelos técnicos
de enfermagem.
Expurgo
Sala aonde será levada os instrumentais
odontológicos e médicos para serem lavados, secos e embalados para a esterilização.
Sala da mulher
Local onde a mulher tem uma sala
preparada especialmente para o seu atendimento. Exame médico, ou consulta com o
Enfermeiro, coleta de preventivo, consulta de pré- natal. No entanto, todos os
consultórios estão preparados para estes atendimentos.
Sala da Criança
Ambiente terapêutico
preparado para o atendimento deste grupo e sua demanda. Realizado pelo
profissional médico, enfermeiro e NASF.
Academia Carioca
Espaço composto por
aparelhos para atividade física, seu horário de funcionamento é segunda –
feira, quarta – feira e sexta – feira. O usuário é indicado pelo profissional
médico como “habilitado” a freqüentar as aulas. O educador físico realiza
avaliação necessária e o mesmo inscreve-se em uma das turmas.
Priorizam-se os
grupos de saúde: Hipertenso, Diabético; Terceira Idade e Obesidade.
5- Atribuições dos profissionais das equipes saúde da família
As
atribuições globais abaixo descritas podem ser complementadas com diretrizes e
normas da gestão local.
a) – SÃO ATRIBUIÇÕES COMUNS A TODOS OS
PROFISSIONAIS:
I - Participar do processo de
territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando
grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos, inclusive aqueles relativos ao
trabalho, e da atualização contínua dessas informações, priorizando as
situações a serem acompanhadas no planejamento local;
II - Realizar o cuidado em saúde da
população adscrita, prioritariamente no âmbito da unidade de saúde, no
domicílio e nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre
outros), quando necessário;
III - Realizar ações de atenção integral
conforme a necessidade de saúde da população local, bem como as revistas nas
prioridades e protocolos da gestão local;
IV - Garantir a integralidade da atenção
por meio da realização de ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e
curativas; e da garantia de atendimento da demanda espontânea, da realização
das ações Programáticas e de vigilância à saúde;
V - Realizar busca ativa e notificação de
doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de
importância local;
VI - Realizar a escuta qualificada das
necessidades dos usuários em todas as ações, proporcionando atendimento
humanizado e viabilizando o estabelecimento do vínculo;
VII - Responsabilizar-se pela população
adscrita, mantendo a coordenação do cuidado mesmo quando esta necessita de
atenção em outros serviços do sistema de saúde;
VIII - Participar das atividades de
planejamento e avaliação das ações da equipe, a partir da utilização dos dados
disponíveis;
IX - Promover a mobilização e a
participação da comunidade, buscando efetivar o controle social;
X - Identificar parceiros e recursos na
comunidade que possam potencializar
ações intersetoriais com a equipe, sob coordenaçãoda SMS;
XI- Garantir a qualidade do registro das
atividades nos sistemas nacionais de informação na Atenção Básica;
XII - Participar das atividades de educação
permanente; e
XIII - Realizar outras ações e atividades a
serem definidas de acordo com asprioridades locais.
b)FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DO GERENTE
1. Reportar-se ao supervisor da UBS
da instituição parceira;
2. Administrar a UBS conforme as diretrizes do SUS
(eqüidade, integralidade,
igualdade, hierarquização) do PSF e da SMSDC;
3.
Administrar a UBS em estreita relação com a instituição parceira SPDM;
4.
Administrar a UBS em estreita relação com a
Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil;
·
Articular a UBS com os outros níveis da SMSDC
(Coordenação, Interlocutores NASF/AP 3.2)
6. Identificar, manejar e resolver os conflitos e
problemas pertinentes ao serviço;
7. Manter a instituição parceira informada sobre os
problemas e encaminhamentos;
8. Facilitar a integração das equipes de PSF e demais
profissionais de saúde da UBS com a comunidade;
9. Estimular as equipes a trabalharem conforme diretrizes
do PSF (territorialização, cadastramento, diagnóstico de saúde, enfoque
familiar, integralidade da assistência, trabalho em equipe, intersetorialidade,
controle social, planejamento e avaliação e educação permanente);
10. Discutir os problemas e necessidades da UBS com o
representante da parceira SPDM
e Interlocutores NASF/CAP 3.2 atendendo ao que for recomendado nestes encontros;
11. Cumprir com atribuições e determinações propostas e
pactuadas pela equipe de coordenação;
12.
Repassar as informações de interesse do serviço para os profissionais de saúde
da UBS;
13.
Avaliar e monitorar as atividades das equipes de PSF e dos demais profissionais
de saúde da UBS;
14.
Assegurar que as metas pactuadas pela SMSDC com a parceira sejam alcançadas;
15. Cooperar na elaboração de relatórios técnicosmensal e anual do PSF, descrevendo as
principais atividades realizadas, identificando obstáculos e prover recomendações;
16. Utilizar os
sistemas de informação de saúde disponíveis para monitoramento / avaliação e
planejamento das ações;
17. Atuar para
garantir e melhorar a qualidade das informações de saúde;
18. Assegurar a
aplicação dos programas e protocolos da SMSDC;
19. Incentivar as equipes de saúde da UBS a
desenvolver ações de promoção à saúde e de
cidadania;
20. Manter informadas a Coordenação Geral
da SPDM e a CAP 3.2, sobre o desenvolvimento do PSF nas equipes e na unidade de
saúde;
21. Representar a UBS em reuniões
administrativas e técnicas junto à parceira e SMSDC, conselho gestor e/ou
outras reuniões técnico científicas;
22. Respeitar o saber
popular;
23. Incentivar a
pesquisa e produção de trabalhos científicos;
24. Estimule a participação das equipes de
PSF nas reuniões mensais com a comunidade;
25. Desenvolver outras atividades conforme
for determinado e acordado.
c) ATRIBUIÇÕES DOS ADMINISTRATIVOS:
I – Assessorar o Gerente e realizar atividades
administrativas garantindo o cumprimento dos objetivos e regulamentos internos
e do manual de boas práticas.
II – Ter
seus horários conforme o funcionamento da unidade e respectivos setores.
III -
Identificar as necessidades de formação na área administrativa.
IV –
Registrar, analisar, arquivar, conferir e enviar as correspondências,
circulares, normativas, circulares informativas, convocatórias e orientações
técnicas produzidas pela unidade, direção geral, da saúde, circulares e ofícios
da Segurança Social, procedendo o seu
encaminhamento.
V-
Registrar toda a legislação para seu conhecimento e aplicação, procedendo ao
seu encaminhamento.
VI –
Manter atualizado o registro de ausências programadas de profissionais da
unidade.
VII –
Promover a elaboração das instruções de trabalho para o manual de boas
práticas.
VIII –
Participar das reuniões administrativas da unidade.
6- ESTRUTURA DE PRESTAÇÃO DE CUIDADOS
A estrutura de prestação de cuidados
é constituída por: Gerente, Médicos, Enfermeiros, Administrativos, Técnicos em Enfermagem,Técnicos em Radiologia, Agentes
comunitários, Cirurgiões Dentistas,Técnico de Saúde Bucal e Auxiliar de Saúde
Bucal e NASF. Organizados em equipes cujas
atribuições são descritos no ponto seguinte:
d) SÃO ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS
Além das atribuições definidas, são atribuições mínimas
específicas de cada categoria profissional, cabendo ao gestor municipal ou do
Distrito Federal ampliá-las, de acordo com as especificidades locais.
Do Agente Comunitário de Saúde:
I -
Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a
população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do
trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade;
II -
Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea;
III -
Estar em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas,
visando à promoção da saúde e a prevenção das doenças, de acordo com o
planejamento da equipe;
IV -
Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados;
V -
Orientar famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;
VI - Desenvolver atividades de promoção da
saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio
de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos
domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a
respeito daquelas em situação de risco;
VII - Acompanhar, por meio de visita
domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, de acordo
com as necessidades definidas pela equipe; e
VIII - Cumprir com as atribuições
atualmente definidas para os ACS em relação à prevenção e ao controle da
malária e da dengue, conforme a Portaria nº 44/GM, de 3 de janeiro de 2002.
Nota: É permitido ao ACS desenvolver
atividades nas unidades básicas de saúde, desde que vinculadas às atribuições
acima.
Do Enfermeiro:
I - Realizar assistência integral (promoção
e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento,
reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias na USF e, quando
indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários
(escolas, associações etc), em todas as fases do desenvolvimento humano:
infância, adolescência, idade adulta e terceira idade;
II - Conforme protocolos ou outras
normativas técnicas estabelecidas pelo gestor municipal ou do Distrito Federal,
observadas as disposições legais da profissão, realizar consulta de enfermagem,
solicitar exames complementares e prescrever medicações;
III - Facilitar a relação entre os
profissionais da Unidade Básica de Saúde e ACS, contribuindo para a Organização
da demanda referenciada;
IV - Organizar e coordenar grupos específicos
de indivíduos e famílias em situação de risco da área de atuação dos ACS; e
V - Planejar, gerenciar, coordenar e
avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS;
VI- Supervisionar, coordenar e realizar
atividades de educação permanente dos ACS e da equipe de enfermagem;
VII - Contribuir e participar das
atividades de Educação Permanente do Auxiliar deEnfermagem; e
VIII - Participar do gerenciamento dos
insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.
Do Médico:
I - Realizar assistência integral (promoção
e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento,
reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias em todas as fases
do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira
idade;
II - Realizar consultas clínicas e
procedimentos na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos
demais espaços comunitários (escolas, associações etc);
III - Realizar atividades de demanda
espontânea e programada em clínica médica, pediatria, ginecoobstetrícia,
cirurgias ambulatoriais, pequenas urgências clínico-cirúrgicas e procedimentos
para fins de diagnósticos;
IV - Encaminhar, quando necessário,
usuários a serviços de média e alta complexidade, respeitando fluxos de
referência e contrareferêncialocais, mantendo sua responsabilidade pelo
acompanhamento do plano terapêutico do usuário, proposto pela referência;
V - Indicar a necessidade de internação
hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento do
usuário;
VI - Contribuir e participar das atividades
de Educação Permanente dos ACS, Auxiliares de Enfermagem;
VII - Participar do gerenciamento dos
insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.
Do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem:
I - Participar das atividades de assistência
básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na
USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços
comunitários (escolas, associações etc);
II - Realizar ações de educação em saúde a
grupos específicos e a famílias em situação de risco, conforme planejamento da
equipe;
III - Participar do gerenciamento dos
insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.
Do Cirurgião Dentista:
I - Realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal;
II - Realizar os procedimentos clínicos da Atenção Básica em saúde bucal, incluindo atendimento das urgências e pequenas cirurgias ambulatoriais;
I - Realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal;
II - Realizar os procedimentos clínicos da Atenção Básica em saúde bucal, incluindo atendimento das urgências e pequenas cirurgias ambulatoriais;
III - Realizar a atenção integral em saúde
bucal (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico,
tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) individual e coletiva a todas
as famílias, a indivíduos e a grupos específicos, de acordo com planejamento
local, com resolubilidade;
IV - Encaminhar e orientar usuários, quando
necessário, a outros níveis de assistência, mantendo sua responsabilização pelo
acompanhamento do usuário e o segmento do tratamento;
V - Coordenar e participar de ações
coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais;
VI - Acompanhar, apoiar e desenvolver
atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da Equipe de Saúde da
Família, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma
multidisciplinar.
VII - Contribuir e participar das
atividades de Educação Permanente do TSB, ASB e ESF;
VIII - Realizar supervisão técnica do TSB e
ASB; e
IX - Participar do gerenciamento dos
insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.
Do Técnico em Saúde Bucal (TSB):
I - Realizar a atenção integral em saúde
bucal (promoção, prevenção, assistência e reabilitação) individual e coletiva a
todas as famílias, a indivíduos e a grupos específicos, segundo programação e
de acordo com suas competências técnicas e legais;
II - Coordenar e realizar a manutenção e a
conservação dos equipamentos odontológicos;
III - Acompanhar, apoiar e desenvolver
atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da equipe de Saúde da
Família, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma
multidisciplinar.
IV - Apoiar as atividades dos ASB e dos ACS
nas ações de prevenção e promoção da saúde bucal; e
V - Participar do gerenciamento dos insumos
necessários para o adequado funcionamento da USF.
Do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB):
I - Realizar ações de promoção e prevenção
em saúde bucal para as famílias, grupos e indivíduos, mediante planejamento
local e protocolos de atenção à saúde;
II - Proceder à desinfecção e à
esterilização de materiais e instrumentos utilizados;
III - Preparar e organizar instrumental e
materiais necessários;
IV - Instrumentalizar e auxiliar o
Cirurgião Dentista e/ou o TSB nos procedimentos clínicos;
V - Cuidar da manutenção e conservação dos
equipamentos odontológicos;
VI - Organizar a agenda clínica;
VII - Acompanhar, apoiar e desenvolver
atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da equipe de saúde da
família, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma
multidisciplinar;
VIII - Participar do gerenciamento dos insumos
necessários para o adequado funcionamento da USF.
Atribuições do Técnico de Farmácia nas
Clínicas da Família
I – Efetuar o controle de estoque de
medicamentos da farmácia, ter sempre a disposição planilhas com dados como
consumo mensal, estoque crítico, estoque máximo para orientar os ajustes que se
fizerem necessarios no estoque, como remanejamentos e solicitações extras.
Verificar sempre as datas de vencimento dos medicamentos, de forma a não ter
perda principalmente por causa de vencimento. Comunicar ao farmacêutico a presença
de medicamentos com vencimento curto.
II – Receber, conferir e acondicionar
medicamentos e materiais – o recebimento implica em examinar os itens entregues
verificando os seguintes aspectos: quantidade, qualidade e documentação e
verificar se os itens entregues estão em conformidade com especificação
constante na nota. Os medicamentos que necessitam de acondicionamento especial
(como termolábeis e medicamentos sujeitos a controle especial) dever ser
acondicionados imediatamente à entrega.
III- Organizar e zelar pela conservação dos
medicamentos – manter a Farmácia organizada. Os medicamentos devem ser
organizados por ordem de validade (os medicamentos com vencimento mais curto
devem ser mantidosa frente dos medicamentos com validade maior). Quanto a organização,
as prateleiras devem ser organizadas de forma a facilitar o trabalho na
farmácia, os medicamentos devem ser separados preferencialmente por forma
farmacêutica e a organização deve ser feita de forma a evitar equívocos.
IV-Solicitar reposição de medicamentos - os
medicamentos que estiverem com os estoques próximos ao estoque crítico devem
ser solicitados à CAP de forma a evitar desabastecimento. Essas solicitações
devem ser feitas excepcionalmente, principalmente quando houver algum aumento
de consumo devido a sazonalidades, por exemplo. As solicitações extras, se
feitas de forma constante, significa que há algum equívoco na programação de
medicamentos da unidade.
V- Fornecer dados de consumo de
medicamento, a farmácia deve dispor de meios para que se tenha um controle
sobre os medicamentos dispensados diretamente, a quantidade dispensada de cada
medicamento deve ser somada para que se tenham dados confiáveis sobre o consumo
médio mensal, para realizar a programação de medicamentos de forma correta,
minimizando as perdas e também o excesso de medicamentos na unidade de saúde.
VI-Dispensar medicamentos, com a supervisão
do farmacêutico – a dispensação é o ato de fornecer medicamentos mediante a
apresentação de uma prescrição feita por profissional capacitado para tal. A
dispensação deve ser feita com atenção e conferida de forma a evitar erros,
quando o usuário apresentar alguma dúvida, o farmacêutico deve ser acionado. Em
alguns casos, a dispensação será feita pelo farmacêutico, que verificará a necessidade
de fornecer informações mais detalhadas ou realizar ações mais específicas.
VII-Manter organizados os documentos
(prescrições, notas de recebimento, entre outros) da unidade de dispensação –
as prescrições devem ser arquivadas por dia e de forma que sejam encontradas
prontamente, caso haja a necessidade. As notas também devem ser arquivadas em
pastas para serem acessadas em caso de dúvidas.
VIII-Comunicar ao farmacêutico responsável
as intercorrências relativas a erros de dispensação e desvio da qualidade de
medicamentos – qualquer dúvida apresentada pelo técnico deve ser comunicada ao
farmacêutico, deve-se seguir uma regra importante: ”na dúvida, não dispense”,
deve-se procurar o prescrito e comunicar o que gerou a dúvida. No caso de
suspeita de desvio de qualidade, o medicamento deve ser segredado e o fato
comunicado ao farmacêutico responsável.
Serviços Gerais
Serviços Gerais
Responsáveis pela limpeza das salas,
consultórios, responsáveis pela remoção do lixo infectado e lixo comum, limpeza
geral da unidade.
Portaria
Responsável pela recepção do público
que chega à unidade, informando o usuário e o encaminhando para o ACS (posso
ajudar) e auxiliar na vigilância da unidade.
Vigilância
Assegurar a segurança patrimonial da
unidade.
Elaboração:
Marcia Mattos – Diretor da
Policlínica Rodolpho Rocco
Helio José Dias Ventura -
Diretor da Divisão Assistencial e Saúde
Paula
Paulo Cesar da Silva Braga -
Diretor da Policlínica Rodolpho Rocco
Versão 3.0 – outubro de 2013