CARTEIRA DE SERVIÇOS

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DEFESA CIVIL
SUBSECRETARIA DE PROMOÇÃO,ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE
COORDENAÇÃO DE SAÚDE DA CAP 3.2
POLICLÍNICA RODOLPHO ROCCO



CARTEIRA BÁSICA DE SERVIÇOS


Conjunto de Cuidados Gerais de Saúde nas diferentes fases da vida no seu contexto familiar e social.Integra cuidados de promoção de saúde preventiva e acolhimento personalizado.É realizado no espaço físico da Unidade por  profissionais capacitados e, no setor de acolhimento com equipe multidisciplinar, atendendo às necessidades identificadas.

2.1.1- Academia Carioca da  Saúde

Com o objetivo de promoção da saúde, este projeto oferece atividades físicas monitoradas visando prevenir doenças e redução dos riscos de agravamento das doenças crônicas pela incorporação de hábitos saudáveis, condicionamento físico e consequente melhoria da qualidade de vida. As atividades são: o grupo de caminhada, alongamento e musculação, além de atividades de lazer e convívio.
É necessário fazer parte de algum programa na unidade.
Funcionamento: Ala 1, sala 7 - 3ª, 5ª e 6ª – diretamente com o professor Marcos.

2.1.2- Acolhimento

Destina-se ao acolhimento e orientação de demanda da clientela do ambulatório e, também o atendimento de Atenção Primária ao usuário, em área descoberta .Funciona de 2ª à 6ª feira  de 7:00 às 16:00 horas, na entrada do ambulatório,com uma equipe multidisciplinar,formada por um médico,três enfermeiros,uma assistente social e um administrativo.



2.1.3-Acolhimento pai/mãe/bebê/puérpera
O objetivo do programa é  atender a mãe/pai, nos primeiros dias, após o parto para orientá-la, dando tranquilidade e segurança no cuidado do bebê e da própria mãe,neste período.Na consulta inicial, além da garantia de continuidade do cuidado através de agendamento na pediatria e na ginecologia (consulta de puerpério- revisão de parto). 
São oferecidos:
 Para o bebê:orientações sobre cuidados com o bebê, amamentação,vacinação,teste do pezinho, entre outros cuidados.
 Para a puérpera:- orientação sobre amamentação, vacina, condições da cicatriz cirúrgica, das mamas e, condições gerais de saúde.
Clientela: puérperas; recém nascidos; mulheres submetidas à wintercuretagem.
As pacientes são oriundas das Maternidades Públicas, do Pré-natal desta unidade, de outras maternidades desde que, residente na área de abrangência da Policlínica.
A marcação da consulta puerperal  e do pediatra são feitas por esse serviço.
Funcionamento: No serviço de pediatria - 4ª e 6ª feira das 8:00 às 12:00 horas ,com livre demanda.

2.1.4- Ambulatório
Especialidades Médicas
A marcação será feita via SISREG para pacientes com encaminhamento de outras unidades (marcado na unidade solicitante). Encaminhamentos internos serão marcados via acolhimento.No acolhimento é feita estratificação do risco, estabelecendo a prioridade de atendimento dos casos.

Clínicas básicas
Pediatria – atendimento diário no próprio setor.
Clínica de Adolescente -atendimento às 3ª feira com a Drª Ana Fiorin, pela manhã e 5ª feira com a Drª Fátima, manhã e tarde, no próprio setor, na ala 3.
Clínica Médica – marcação na ala 1, para usuários moradores da área de abrangência da unidade ,de 2ª à 6ª feira.  
Ginecologia- via acolhimento.
As Clínicas da Família , por razões diversas, têm seus atendimentos de Pediatria, Clínica Médica e Ginecologia, agendados em planilhas na Cap.3.2, com ofertas da Policlínica.


2.1.5-Bolsa Família
Atende as famílias moradoras da área, que já recebem os benefícios do programa bolsa família para acompanhamento das condicionalidades da saúde. É obrigatória a presença dos beneficiários até 7 anos, dos responsáveis e gestantes que fazem parte do programa. Interessados em receber o benefício devem ser encaminhados ao Serviço Social para orientação.
Funcionamento: atendimento às 2ª  à 6ª - na sala do Serviço Social, na Ala 5. O agendamento é feito direto na sala, nos horários de atendimento. Antes do atendimento, no dia marcado, é necessário passar no setor de vacina com os cartões de vacina e medir peso e altura na sala de pesagem da pediatria. É necessário trazer o cartão de recebimento com o número do benefício.

2.1.6- Cartão do SUS
Trata-se de um cadastro nacional feito diretamente no site do DATASUS e é obrigatório para realização de todos os procedimentos e consultas agendadas via SISREG, nas consultas de pré-natal, fisioterapia, fonoaudiologia e nos atendimentos especializados da odontologia (CEO).
Funcionamento: Ala 4 - de 2ª a 6ª feira de 8 às 12 horas – é necessário trazer para o cadastramento carteira de identidade, prontuário, comprovante de residência.

2.1.7-Controle do Tabagismo
Tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbidade por doenças tabaco relacionadas. Para isso, apoia os fumantes que queiram parar de fumar, utilizando ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis. Trabalha com grupo semanal através de promoção e apoio no processo de cessação de fumar.
Funcionamento: No Centro de Estudos- 4ª feira de 8 às 12 horas – atendimento ao público – orientações e rotina do programa.
4ª feira – grupos de apoio à cessação do tabagismo.

2.1.8-Farmácia
Serviço responsável pelo controle e dispensação de medicamentos.
Funcionamento: 2ª a 6ª feira de 8 às 17 horas, na entrada do posto.

2.1.9-Fisioterapia
Atende todas as unidades da área de abrangência da 3.2, encaminhamentos internos independente do local de moradia.
O atendimento será feito mediante avaliação do fisioterapeuta. Alguns casos poderão ser encaminhados para tratamento em outra unidade. Pacientes com fraturas e traumas, com endereços dentro e fora da área de abrangência, também são recebidos pelo nosso setor.
Funcionamento: Corredor central – 2ª, 4ª e 6ª feira pela manhã e 3ª e 5ª feira manhã e tarde.

2.1.10-Fonoaudiologia
Este serviço atende adultos e crianças com transtornos de fala, de aprendizagem (leitura e escrita), voz e linguagem, além de problemas relacionados a motricidade oral. Encaminhamento é desejável (não obrigatório). Obrigatório a presença do paciente.
Funcionamento: Ala 3 - grupo de recepção e avaliação toda última segunda-feira do mês às 15 horas e última sexta-feira de cada mês às 9 horas.

2.1.11-GIL – Gerenciamento de Informações Locais
Neste setor o paciente faz o cadastramento dos prontuários antigos no sistema, gerando mais um número no prontuário. Esse cadastro é importante, pois registra toda produção da unidade e o registro dos prontuários possibilita contabilizar os procedimentos realizados. Nesse setor, também é feito o cadastro e confecção do cartão do SUS.
Todo paciente sem o dígito verificador extra, no cartão deve ser encaminhado ao setor para o cadastramento.
Funcionamento: Ala 4 – de 2ª a 6ª feira de 8 às 12 horas – é necessário trazer para o cadastramento carteira de identidade, prontuário, comprovante de residência.

2.1.12-Ginecologia
O serviço atende mulheres na faixa adulta e adolescentes para consulta ginecológica, realização de exames preventivos e exames de mama. Este serviço acompanha em conjunto com o Serviço Social as pacientes com lesões precursoras (sugestivas) de câncer de colo de útero.
Consultas agendadas no balcão da  ginecologia e pelo SISREG.
Encaixe para situações de emergência (abscesso, hemorragia, prurido intenso) avaliados pela enfermeira do setor ou encaminhados internamente por profissional de saúde.
Retirada de pontos pós-cesariana - diariamente pela manhã dirigir-se a recepção do setor.
Os pedidos de exame de mamografia  são marcados pelo SISREG e, a  entrega de material para preventivo devem ser feitos direto na secretaria do serviço.
Funcionamento: Ala 2 - 2ª a 6ª feira de 7 às 17 horas.

2.1.13-Hipertensão e Diabetes
Recebe pacientes oriundos ambulatórios de clínica médica, cardiologia e endocrinologia para adesão ao PH/PD.
Pacientes iniciais devem vir com a ficha de inscrição fornecida pelo médico, cartão de prontuário e receita.
Pacientes iniciais e subsequentes são avaliados e orientados para controle de pressão arterial e/ou glicemia.
Neste serviço pode ser feita a aferição da pressão e dos níveis de glicemia, possibilitando monitorar a evolução do paciente. Somente para inscritos no programa.
O grupo do programa funciona mensalmente, às segundas e quartas-feiras de cada mês às 10 horas no centro de estudos, com palestras realizadas por equipe multidisciplinar.
Funcionamento: Ala 3 - inscrição, medida de peso, liberação de receita(se consulta remarcada)- 2ª a 6ª feira de 8 às 17 horas.Aferição de PA/controle de glicemia  2ª à 5ª de 8 às 11:30.

2.1.14-Imagenologia
Realiza exames de RX do Ambulatório e Emergência e, agendamentos de Ultrassonografias de abdomen superior adulto e pediátrico; abdomen total adulto e pediátrico; aparelho urinário adulto e pediátrico; articulações; bolsa escrotal ; partes moles; mama; ultrassonografia obstétrica, parede abdominal, pelve masculino, pélvica ginecológica e transvaginal; próstata retal e abdominal; quadril; de tireoide e transfontanela, que serão realizados nas Clínicas da Família da Cap.3.2.
Atendimento aos pacientes do Posto de Saúde Aridne para RX com demanda livre.
Atendimento ao Abrigo do Cristo Redentor - 6ª feira à tarde.

RX:
Urgências- 24 horas
Ortopedia e programa de tuberculose – diariamente
Ambulatório geral – 2ª e 6ª feira – demanda livre e, nos demais dias sujeitos  a escala / movimento.
RX de coluna- marcação para qualquer dia da semana, inclusive feriados.

2.1.15- Laboratório
A coleta dos exames ambulatoriais é realizada de 2ªà 6ª feira  até às 9:00horas. O laboratório também realiza os exames solicitados pela emergência da Unidade todos os dias durante 24 horas. Atendimento de livre demanda.


2.1.16- Protocolo / Serviços Gerais
Laudo Medico/ Cópia de BAM / Cópia integral de prontuário e Solicitações de Delegacias  e Mistério Público.
Laudos médicos  e cópia integral de prontuário devem ser solicitados com antecedência de 15 dias úteis. Para dar entrada em processo via Zeladoria é necessário cartão de prontuário (se houver), carteira de identidade, CPF, cópia da última receita médica. 

Cópias de boletins de atendimento da emergência - devem ser solicitadas pelo próprio paciente, responsável ou representante legal. É necessário informar data do atendimento, trazer carteira de identidade e CPF. Prazo de entrega será de 15 dias. A entrega da cópia será feita no balcão da documentação médica pela manhã.
Veracidade de atestados, também com abertura de processo no Setor, com ofício da empresa interessada em papel timbrado, endereçado à Direção da Unidade.
Funcionamento: Ala 4 - de 2ª a 5ª feira de 9 às 15 horas, na Zeladoria.

2.1.17-Metodos Gráficos
Este serviço realiza os exames de eletrocardiograma.
Funcionamento: métodos gráficos – corredor central, 2ª a 6ª feira de 8 as 17 horas.

2.1.18-Nutrição
Serviço de avaliação e acompanhamento do estado nutricional para tratamento e prevenção de doenças visando melhoraria a qualidade de vida.
Atende todos os pacientes com encaminhamento interno e pacientes de unidades da área com guia de referência.
Funcionamento: ala 8 – a marcação é feita no balcão de atendimento da ala na última 6ª feira de cada mês às 8:00 às17:00 horas.

2.1.19-Odontologia – CEO
O serviço oferece ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, entendendo que esta é fundamental para a saúde geral e qualidade de vida.
O serviço compreende a atenção básica, o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e a emergência.  
Funcionamento: Ala 6 – a marcação é realizada pelo SISREG e as remarcações pelo telefone 3884-9055. Todos os pacientes passam por palestra educativa e avaliação bucal antes de iniciar o tratamento.

Radiologia odontológica - referência em nossa área, funciona às 2ª / 3ª / 5ª / 6ª feiras, o paciente com o pedido do cirurgião dentista será atendido no mesmo dia. Não é necessário marcação.

Emergência odontológica – funciona 24h no setor de emergência e a demanda é livre.

CEO – atende pacientes com marcação feita pelo SISREG (mesmo para encaminhamentos internos).

2.1.20- Ouvidoria
Este serviço é um canal de comunicação e mediação entre a direção da unidade, usuários e profissionais quanto aos serviços e atendimentos prestados, possibilitando a atuação destes como agentes de mudança e fortalecendo os direitos dos cidadãos.
Funcionamento: os elogios, reclamações, críticas e sugestões devem ser apresentadas por escrito no setor de Zeladoria na Ala 4 ou na caixa de sugestões localizada na entrada da unidade.

2.1.21- Planejamento familiar
Este serviço é responsável pelas ações de saúde de assistência à contracepção (prevenção da gravidez), possibilitando decisão consciente na escolha de metodologia contraceptiva.
A demanda é livre. Atende homens e mulheres.
Para entrar no programa é necessário se inscrever diretamente no setor e participar dos grupos educativos.
Após esta etapa os usuários são inserido no programa para uso de contraceptivos (pílula, DIL, diafragma, camisinha, anticoncepcional injetável ou método natural) ou encaminhados para os serviços de laqueadura tubária, laqueadura na gravidez ou vasectomia.
Grupo de TIG – teste imunológico da gravidez – realizado 2ª, 3ª, 5ª e 6ª pela manhã, no setor.
Funcionamento: Ala 2 - 2ª a 6ª feira pela manhã.

2.1.22- Pé Diabético
Atende exclusivamente pacientes com diagnóstico de diabetes para avaliação, prevenção e tratamento das feridas que ocorrem nos pés decorrentes de complicações do diabetes mellitus. Atende pacientes internos e externos para consultas de enfermagem e médica.
Funcionamento: Ala 1 (com entrada pela frente do posto) – 3ª e 5ª feira

Enfermagem - atendimento a demanda espontânea às 2ª e 4ª feira de 8 as 12 para consulta. Não é necessário encaminhamento. Atendimento agendado às 2ª e 4ª no turno da tarde.

Médico - atendimento 6ª feira nos turnos da manhã e da tarde. O agendamento deve ser feito mediante encaminhamento no balcão da clínica médica – Ala 1.

2.1.23- Polo de Asma
Serviço de atendimento as asma leve e moderada. Atende crianças e adolescente até 18 anos. O serviço é referência para todas as unidades da área 3.2. È necessário encaminhamento.
Funcionamento:Ambulatório de Pediatria - marcação feita diretamente com a Dra. Sandra Klein no setor de pediatria, de 2ª à 4ª feira de 8às 12 horas.

2.1.24-Polo de Hepatites Virais
 Atendimento às hepatites virais A,B e C de adultos.O agendamento será feito pela unidade solicitante através do SISREG,de casos previamente diagnosticados na Atenção Primária, às 2ª feiras `a tarde e 4ª feira , pela manhã.

2.1.25-Polo de Insulina
Atendimento ao paciente diabético insulino dependente, oriundo do serviço de endocrinologia.
No programa são distribuídos os insumos: insulina, seringas e tiras de glicemia capilar, lancetas e glicosímetros. Na consulta de enfermagem os pacientes são orientados quanto ao uso e armazenamento desses insumos, recebem orientações sobre as técnicas de aplicação e orientações como seguimento de dietas nutricionais e outros importantes no tratamento. Também realiza avaliação dos locais de aplicação da insulina para prevenir hematomas e tumorações.
Realiza aferição e controle de glicemia capilar para os pacientes inscritos no programa.
O grupo do programa funciona mensalmente, às últimas quintas-feiras de cada mês às 9 horas no centro de estudos, com palestras realizadas por equipe multidisciplinar e convidados.
Funcionamento: Ala 8 , sala 7 - de 2ª a 5ª feira de 8 às 11 horas

2.1.26-Práticas integrativas e complementares
Atividades que buscam estimular a prevenção e recuperação da saúde através de integração/troca de experiências, estimulando o convívio e autonomia. Desenvolvidas pela Associação de diabéticos, no Espaço Saúde,oferecendo oficina de artesanato.Funcionamento: corredor central - Centro de Estudos de 3ª , 4ª e 5ª feira de 9 às 12 horas.
A Unidade conta com duas Associações de pacientes nos Programas de Diabetes e Hipertensão, oferecendo palestras educativas e atividades sócio recreativas.
Temos ainda, o projeto Lar do Idoso com atendimento de livre demanda, de 2ª à 6ª feira no horário de 8:00 às 17:00, no corredor central , com sala anexa à Fisioterapia, onde são ministradas oficinas de pintura, dança, corpo em movimento, tai chi chuan e informática. 
Público alvo: pacientes  à partir dos 40 anos de idade.

2.1.27-Pré-natal
Atendimento às grávidas em qualquer período gestacional.
Consultas direcionadas pelo acolhimento e agendadas no balcão da documentação médica ou no balcão da ginecologia ,com teste positivo de gravidez ou avançado período gestacional. É necessário fazer cartão de prontuário  e cartão do SUS, previamente.
Funcionamento: Ala 2 - 2ª a 5ª feira pela manhã.

2.1.28-Programa de Imunização
Tem por objetivo fazer cumprir o calendário de imunização proposto pelo Programa Nacional de Imunização.
Administra todas as vacinas do calendário de imunizações em adultos, jovens e crianças de todas as idades.
A vacina para Hepatite B é realizada além dos usuários até 49 anos previsto no calendário, para profissionais de saúde, outros profissionais que possam ter contato com sangue, grávidas, pessoas com doenças crônicas ou aos trabalhadores a pedido dos departamentos médicos de empresa.
As vacinas anti rábica e de febre amarela são direcionadas a algumas pessoas e estão disponíveis nesta área nos CMS Ariadne Lopes e Milton Fontes Magarão.
Teste do Pezinho, que deve ser feito até o 7º dia de nascimento dos bebes, de 2ª a 6ª feira de 8 as 11 horas, somente para a nossa área de abrangência.
Funcionamento: Setor de imunização (ao lado da farmácia) – de 2ª a 6ª feira de 8 às 16:30 horas. O teste do pezinho e a vacina BCG são realizados somente pela manhã, de 8 às 12 horas.

2.1.29- Programa de Tuberculose
Recebe pacientes sintomáticos respiratórios com suspeita de tuberculose, tanto de encaminhamento interno quanto externo. Recebe também os contactantes (pessoas que vivem na mesma casa) de pacientes em tratamento para avaliação.
Teste de PPD - teste que identifica se houve contato com bacilo da tuberculose. Realizado com pedido de médico ou de enfermeiro do setor público ou particular.
Funcionamento: Ala 1 com entrada pela frente do posto - 2ª, 3ª,4ª , 5ª e 6ª feira de 8 as 16:30 horas.

2.1.30- Atendimento de Infectologia: Ala 1, com entrada pela frente do Posto.Pacientes iniciais com marcação pelo SISREG.

Atendimento de enfermagem  de 2ª à 6ª de 7:00 às 12:00.

2.1.31- Atendimento de Hanseníase- Ala  1, com entrada pela frente do Posto. Marcação com demanda livre e atendimento de 3ª à 6ª feira no horário das 7:00 às 12:00hs.

2.1.32-Transtornos de desenvolvimento Escolar
Atende crianças encaminhadas por transtorno do crescimento/desenvolvimento e distúrbio de escolaridade.
Funcionamento: Ambulatório de Pediatria - marcação feita diretamente com a Dra. Ana Molina no setor de pediatria, as 3ª e 4ª feiras de 8às 12:00 hs.
2.1.33-Saúde do Trabalhador
Visa atendimento aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Pacientes atendidos na emergência ou no ambulatório são orientados e acompanhados durante o tempo em que precisam de atendimento médico e afastamento do trabalho. Funcionam em conjunto serviço social, emergência, ambulatório de ortopedia e ambulatório de cirurgia.
Funcionamento: ala 5 – sala do serviço social

2.1.32- Saúde Mental
Serviço destinado a acolher os pacientes com sofrimentos psíquicos, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico.
A policlínica conta com dos dispositivos de atendimento: a emergência psiquiátrica e o serviço ambulatorial.
Psiquiatria e psicologia adulto: o serviço é referência para moradores da área da 3.2.
Funcionamento: Ala 5 – grupo de recepção as 5ª feiras - 8 horas. Encaminhamento é desejável. Trazer comprovante de residência e carteira de identidade.

Psicologia Infantil: atende crianças até 13 anos, moradoras dos bairros de Inhaúma, Del Castilho, Maria da Graça e Higienópolis.
Ala 3 – direto com os profissionais: Maria Alice – 2ª, 4ª e 5ª feira pela manhã.

Psicologia Adolescente – adolescentes a partir de 14 anos, moradores dos bairros de Inhaúma, Del Castilho, Maria da Graça e Higienópolis.
2ª feira pela manhã ala 5 sala 6 Assis. Mariluce ou Psicóloga Aline Ala 3 sala 3.

Emergência psiquiátrica – atendimento 24 horas na lateral da emergência, atende os pacientes das áreas programáticas 3.1, 3.2, 3.3.

2.1.33- Serviço Social
O serviço realiza um trabalho essencialmente sócio-educativo visando efetivação dos direitos dos usuários. Presta orientações sobre direitos previdenciários e trabalhistas, benefícios sociais, direitos dos pacientes, acolhimento à família, orientações relativas às providências para sepultamento gratuito, orientações sobre gratuidade nos meios de transportes (vale social e Riocard ). Acompanha os casos de acidente de trabalho e busca ativa das mulheres encaminhadas ao SITEC. Atendimento de 2ª à 6ª feira das 8:00 às 17:00 hs.

2.1.34-SISREG
Central de marcação de exames, consultas e internação realizados em outras unidades. O serviço para internação é acessado pela emergência. Os procedimentos solicitados pelo ambulatório serão marcados na ala 4 no horário de  7 às 13:00hs.
Para acessar a marcação o paciente deve ter cartão do SUS cadastrado há pelo menos 5 dias.




CARTEIRA DE SERVIÇOS POLICLÍNICA RODOLPHO ROCCO- VERSÃO 3 de 12/02/2014

 
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