PLANO DE ACOLHIMENTO AMBULATORIAL DOS USUÁRIOS ATENDIDOS NA POLICLÍNICA RODOLPHO ROCCO-SMS/RJ.
Índice:
- Implantação do Acolhimento.
- Organização do Acolhimento à Demanda Espontânea.
- Responsabilidades Gerais.
- Ambiência.
- Autonomia e Gestão Participativa.
- Serviços e especialidades ofertados no SISREG.
- Metodologias de acolhimento.
I- Implantação do Acolhimento
A equipe teve acesso a leitura de diversos instrumentos (textos, protocolos, estudos de casos) e da Política de Humanização para atualização e melhor definição do atendimento a ser ofertado.
Elaboramos a carteira de serviços da Unidade, planilhas para atendimento e referência do usuário, além de planilhas com identificação de todas as Unidades que compõem a rede.
Todos os profissionais da Unidade participam do acolhimento, seja orientando, recebendo ou encaminhando usuários.
Objetivos:
Atender a todos que procuram os serviços, assumindo uma postura capaz de acolher, escutar e pactuar respostas mais adequadas aos usuários. Prestar um atendimento com resolutividade e responsabilização.
Específicos:
- Utilizar uma escuta ampliada do motivo da procura ao serviço, levando em consideração o contexto em que o usuário está inserido.
- Identificar as necessidades de saúde do usuário.
- Dar encaminhamento aos problemas apresentados pelo usuário, mesmo que seja necessário atendimento por outros profissionais e/ou em outros serviços fora da Unidade.
- Redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso.
- Gerar mudanças na perspectiva assistencial da rede.
- Acolher e prestar orientação e atendimento digno aos usuários que demandam os serviços ambulatoriais.
- Pactuar e estabelecer fluxos de atendimento centrados na necessidade dos usuários.
- Estabelecer sistema de referência interna e externa.
- Estabelecer articulações com outros serviços para garantir a eficácia dos encaminhamentos.
II - Organização do Acolhimento à Demanda Espontânea:
O acolhimento realizado no ambulatório: é composto de triagem administrativa com vistas a direcionar os usuários segundo os fluxos estabelecidos e atendimento por profissional de saúde para os pacientes agendados pelo SISREG. Todos os nosso profissionais de saúde médicos e não médicos estão com 100% de sua carga horária nesse aplicativo.
Todos os atendimentos são registrados em sistema próprio onde constam motivo da procura, procedência do usuário e encaminhamento proposto. Este sistema também serve como base para registro estatístico dos atendimentos. Todos os pacientes recebem orientação de retorno, caso seja necessário , identificando o profissional que o atendeu, com a solicitação de abertura de prontuário.
A integração com os demais níveis de atenção da rede e cuidado referenciado são feitas através guia de encaminhamento que funciona como ordenador deste processo, pois além da identificação, apresenta a situação expressa pelo paciente, a orientação feita pela equipe para o paciente, a área de moradia do paciente e a Unidade encaminhada.
Considerando as especificidades desta Unidade que conta com atendimentos nas áreas de especialidades, conseguimos uma agilidade e autonomia maior na condução dos casos apresentados.
A demanda apresentada na Policlínica é por marcação de consulta de especialidades médicas e não médicas, principalmente as de maior estrangulamento na rede, fato este que gera um acúmulo na agenda, prolongando o tempo de espera pela consulta. Vislumbramos a redução do tempo de espera pelas consultas a medida que se efetive a implantação e atuação efetiva das CSF em todas as áreas.
III - Responsabilidades Gerais :
Todos estão envolvidos no acolhimento: a Gerência, a equipe Administrativa, equipe Médica, equipe de Enfermagem, seguranças e comunidade devem participar na discussão da organização do fluxo na Unidade.
Cabe a todos os funcionários da Unidade atender aos usuários com respeito e dignidade, orientando-os sobre fluxos e locais de atendimento/acolhimento dentro da unidade.
A construção de espaços acolhedores e orientadores estão presentes em toda a Unidade. No Ambulatório o balcão de atendimento, para um primeiro contato e acolhimento fica na entrada do Posto, possibilitando ao usuário a identificação logo na chegada. A Recepção comporta profissionais de diferentes formações no atendimento e proporciona atenção acolhedora, resolutiva, integral e humana durante todo o processo de check in.
O Posto foi pensado com alas de atendimento e em cada uma há uma sala de Recepção para os usuários serem atendidos nas respectivas clínicas. Além de numeração, as alas são identificadas por cores possibilitando melhor reconhecimento.
V- Autonomia e Gestão Participativa
A criação de espaços formais de participação dentro da Unidade como Colegiado e Conselho de Gestão. Além disso, a carteira de serviços da Unidade está disponível em vários setores para conhecimento e direcionamento correto do usuário.
Contamos com um serviço de Ouvidoria no serviço de Zeladoria durante todo o horário de funcionamento da Unidade, além de e-mail específico (prrouvidoria@gmail.com), e a Direção se coloca a disposição pessoalmente. e através do corpo de Chefias para resolver questões trazidas diretamente pelos usuários. Na entrada do Posto há uma caixa de sugestões, queixas e elogios para aqueles que desejarem se manifestar por este sistema.
Parte do processo de acolhimento é a orientação/captação aos profissionais sobre a importância e participação neste trabalho. A adoção de estratégias por grupo de trabalho facilita a participação dos profissionais e sua colaboração.
Algumas estratégias institucionais de valorização e participação do trabalhador são realização de eventos e indicação de elogios públicos .
VI- Serviços e especialidades ofertados no SISREG:
Especialidades médicas | Especialidades não médicas |
Cardiologia adulto e infantil | Fisioterapia |
Dermatologia pequenos procedimentos Dermatologia biópsia de pele | Fonoaudiologia adulto e infanto-juvenil |
Endocrinologia (Tireoide, Obesidade, Diabetes, Gestacional - exceto diabetes) | CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) |
Eletrocardiograma | |
Homeopatia Adulto e Infantil | Nutrição |
Oftalmologia | |
Ortopedia Geral, pediátrica e IP (Imobilização provisória) | |
Gastroenterologia | |
Pediatria/Asma Infantil |
|
Psiquiatria Adulto |
|
Psicologia |
VII- Metodologias de acolhimento.
7.1 Normas e procedimentos para recepção e marcações de consultas:
1° PASSO: RECEPÇÃO DO USUARIO NO BALCÃO DA DOCUMENTAÇÃO MÉDICA E IDENTIFICAÇÃO DA DEMANDA ATRAVÉS DAS GUIAS DE SOLICITAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DO SISTEMA (CONSULTAS DE PRIMEIRA VEZ, CONSULTAS DE RETORNO). RECEPÇÃO DO USUÁRIO E FORNECIMENTO DE INFORMAÇÖES GERAIS. BUSCAR ACOLHER, INFORMAR E ORIENTAR SEMPRE. |
2º PASSO: SOLICITAR DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO, CNS E CARTÃO DE MARCAÇÃO ONDE ESTÁ SINALIZADO O NÚMERO DO PRONTUÁRIO. |
3° PASSO: PESQUISAR EM "SOLICITAÇOES" (SISREG), CERTIFICAR-SE DA CONSULTA DO DIA E VERIFICAR SE O PACIENTE JÁ TEVE MARCAÇÃO PARA O MÉDICO SOLICITANTE ATENÇÃO PARA A DATA DA ÚLTIMA CONSULTA. |
4° PASSO: CONFIRMAR A CONSULTA - CHECK IN. |
5° PASSO: DIRECIONAR PARA A ALA EM QUE SERÁ REALIZADO O ATENDIMENTO. |
7.2 Normas e procedimentos para abertura de prontuários:
A ABERTURA DE PRONTUÁRIO PARA TODAS AS ESPECIALIDADES. APÓS A PRIMEIRA CONSULTA, O USUÁRIO DEVERÁ SE ENCAMINHAR À DOCUMENTAÇÃO MÉDICA COM OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS. |
7.3 Normas e procedimentos para cópia de prontuários:
1° PASSO: O PACIENTE OU SOLICITANTE DEVERA TRAZER AS CÓPIAS DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:RG/CPF/COMP DE RESIDÊNCIA/NÚMERO DO PRONTUÁRIO E SE POSSÍVEL A DATA DE ATENDIMENTO. NA RECEPÇÃO, PREENCHER FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO COM INFORMAÇÖES DO PACIENTE E DO SOLICITANTE, SE FOR O CASO (PREENCHIMENTO PELO FUNCIONÁRIO DO BALCAO). SEMPRE SOLICITAR UM NÚMERO DE TELEFONE ATUALIZADO PARA CONTATO. |
2° PASSO: PROTOCOLAR SOLICITAÇÃO EM LIVRO DE ABERTURA DE PROCESSO E ENTREGAR RECIBO DE SOLICITAÇÃO. |
3° PASSO: ENTREGA DAS CÓPIAS E DOCUMENTOS SOLICITADOS APÓS 10 DIAS ÚTEIS A DATA DE SOLICITAÇÃO. |
OBS: A recepção dos usuários do CEO é realizada na própria ala da odontologia (Ala 6), ou seja, os processos de acolhimento para realização das consultas são feitos diretamente pelos funcionários do setor e não passam peia Documentação Médica.
Somente aberturas de protocolos para cópias de documentos ou solicitações policiais são compartilhados.
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